Medicina Fetal
Exames em Medicina Fetal
Na medicina fetal, ofereço atendimento para diagnóstico e acompanhamento de fetos com malformações fetais ou alterações genéticas/ cromossômicas, incluindo o diagnóstico por procedimento invasivo (amniocentese e biópsia de vilo corial para cariótipo fetal e para diagnóstico de infecções intrauterinas).
Amniocentese
Este exame é realizado em indicações clínicas de investigação de alterações durante o pré-natal como a toxoplasmose aguda ou em gestações onde há um alto risco de aneuploidias (síndromes cromossômicas fetais). É um exame invasivo onde é necessário retirar pequena quantidade de líquido amniótico através de uma fina agulha inserida pelo abdome materno. Usualmente realizado após 15 semanas de gestação.
Biópsia de vilo corial
Exame realizado através de uma punção com agulha fina pelo abdome materno, introduzindo a ponta da agulha no sítio de implantação placentária a fim de coletar células para exame genético. Usualmente realizado entre 10 e 12 semanas de gestação, nos casos onde há indicação de pesquisa de aneuploidias fetais.
Seguimento de gemelaridade monocoriônica
Nos casos de gestação gemelar onde os fetos dividem a mesma placenta, há indicação de seguimento ultrassonográfico mais intensivo, com estudo dopplervelocimétrico dos vasos materno-fetais e acompanhamento adequado do desenvolvimento fetal para prevenção e detecção precoce das complicações mais associadas a este tipo de gemelaridade: a síndrome de transfusão feto-fetal, a sequência anemia-policitemia e a restrição seletiva de crescimento intrauterino.